TECNIPIGLET CARE

Prestes a fazer 2 anos, no próximo mês de Junho, que a CE proibiu a utilização do Óxido de Zinco em dietas para leitões, o desafio de promover uma saúde digestiva nas primeiras idades persiste. Sendo crucial adoptar uma abordagem holística, nomeadamente ao nível de maneio, instalações e sanidade, sem dúvida que a estratégia alimentar representa um pilar muito relevante na fase do desmame dos leitões.

É importante trabalhar com uma estratégia de formulação que auxilie a reduzir a pressão de agentes patogénicos, promover a integridade intestinal, estabilizar a microflora e estimular a imunidade do leitão.

Para auxiliar neste processo a TNA desenvolveu TECNIPIGLET CARE.

Composto pelo produto patenteado CRINA® Piglet associado a ácidos gordos de cadeia média esterificados e ainda Benzoato Sódico.
O TECNIPIGLET CARE tem um efeito sinérgico e muito eficaz contra os agentes patogénicos E. coli, Clostridium spp., Staphylococcus spp. e Salmonella spp. e, com a vantagem de que não depende do pH. Portanto, a sua ação expressa-se não somente no estômago, mas também se mantém através de todo o tracto gastrointestinal.

É uma solução eficaz para utilizar em rações que não contenham medicação profiláctica, contribuindo para uma colonização com flora intestestinal benéfica, reduzindo a carga de enterobactérias e consequentes problemas entéricos.

Promove o equilíbrio gastro-intestinal favorecendo a sua maturação e correcta utilização das enzimas digestivas.
Além disso, o produto não afeta a microflora benéfica nem os probióticos Enterococcus faecium, que assim mantêm o seu efeito de rápida colonização do intestino, actuando por exclusão competitiva, produzindo ácido láctico, ácidos gordos de cadeia curta e bacteriocinas.

– Acção antimicrobiana no estômago e em todo o intestino.
– Melhora a digestibilidade dos nutrientes, reduzindo substrato para as bactérias patogénicas e promovendo o crescimento dos animais.
– Permite mitigar o efeito da retirada do ZnO em dietas de leitões, associado a uma estratégia integrada de formulação.
– O produto é muito estável, manipula-se facilmente e pode-se granular.
– Dose de incorporação de 10kg/tonelada

Contacte a TNA, para mais esclarecimentos.

Rita Costa
Médica Veterinária

MINERALVITE® G PLUS

Quando falamos em galinhas poedeiras, hoje em dia temos de pensar nos seus diferentes modos de produção: em jaulas, no solo, ar livre, ou modo de produção biológico.


Independentemente do modo de produção, nos últimos anos temos assistido ao prolongar do período de vida destes animais. Se há 20 ou 30 anos, um bando com 60 semanas de vida era um bando velho, porventura com uma rentabilidade duvidosa, hoje em dia é vulgar a existência de bandos com 90 ou mais semanas, ainda em plena fase produtiva.

É certo que em termos genéticos muito também foi feito no sentido de aumentar essa longevidade. No entanto, e apesar de considerar que as galinhas são umas máquinas biológicas quase perfeitas, mais tarde ou mais cedo também expressam as suas limitações. Refiro-me essencialmente à qualidade do encascamento dos ovos produzidos pelos bandos mais velhos.

Foi nesse sentido que a TNA desenvolveu o MINERALVITE® G PLUS, um produto formulado com minerais quelatados, 25-Hidroxicolecalciferol, Vitamina D3, Vitamina C e Magnésio, cujo propósito é combater as carências fisiológicas das aves no exigente processo metabólico da formação da casca do ovo.

A administração de 2 a 3 kg por tonelada de alimento do MINERALVITE® G PLUS permite:

  • Melhores custos de produção pelo aproveitamento de mais ovos vendáveis;
  • Redução da incidência de ovos partidos ou quebradiços;
  • Auxilia a resistência dos animais face ao stress térmico;
  • Melhora a consistência da clara do ovo;
  • Atenua os efeitos fisiológicos negativos relacionados com a idade avançada dos bandos.

Relembro que a problemática do encascamento é muito vasta, e os bons resultados são consequência de todo um trabalho nos campos nutricional e de maneio nas nossas poedeiras, e a ter início logo desde a fase de recria. No entanto, nas situações em que é preciso atuar prontamente, existem soluções eficazes.

Contacte a TNA, para mais esclarecimentos.

José João R. Sousa Nunes

Médico Veterinário

Proteína Ideal – Um contributo da formulação para a sustentabilidade

Temos o prazer de partilhar convosco o artigo que a Dr.ª Rita Carvalho Costa escreveu para a última edição (n.º 126) da revista Alimentação Animal da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, com o título “Proteína Ideal – Um contributo da formulação para a sustentabilidade


#tecnimix #nutricaoanimal #tna #animalfeed #animalnutrition #sustainability #greenhousegasemissions

Nota de Pesar

É com pesar que a administração da TNA – Tecnologia e Nutrição Animal, S.A., vem por meio desta nota comunicar o falecimento do Dr. Gonçalo da Rocha Peixoto, fundador da TNA, e neste momento de dor e consternação, queremos expressar nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada.
 
O Dr. Gonçalo Peixoto sempre demonstrou um carácter exemplar e deu importante contribuição ao nosso sector, onde ao longo da sua vida sempre cultivou laços que transcenderão a sua ausência física.

As exéquias fúnebres irão se realizar no dia 6 de Maio, pelas 14h30 no crematório do Centro Funerário de Cascais (Rua de Cascais – Cemitério de Alcabideche, 2645-036 Alcabideche | Coordenadas GPS: 38°43’42.2″N 9°24’46.0″W)

João Taborda Memorial Salon

O Dr. João Taborda, foi o médico responsável pela medicina organizacional da nossa empresa durante 25 anos.

Era um apaixonado pela fotografia, tendo recebido vários prémios e distinções nacionais e internacionais.

O Dr. João Taborda foi o português que mais Medalhas de Ouro recebeu.

Está a decorrer até 15 de Maio de 2023, um concurso internacional de fotografia, onde poderão submeter as vossas fotografias.

Para mais informações, consultar o seguinte link: https://theiaap.com/joaotaborda