Quando falamos em galinhas poedeiras, hoje em dia temos de pensar nos seus diferentes modos de produção: em jaulas, no solo, ar livre, ou modo de produção biológico.


Independentemente do modo de produção, nos últimos anos temos assistido ao prolongar do período de vida destes animais. Se há 20 ou 30 anos, um bando com 60 semanas de vida era um bando velho, porventura com uma rentabilidade duvidosa, hoje em dia é vulgar a existência de bandos com 90 ou mais semanas, ainda em plena fase produtiva.

É certo que em termos genéticos muito também foi feito no sentido de aumentar essa longevidade. No entanto, e apesar de considerar que as galinhas são umas máquinas biológicas quase perfeitas, mais tarde ou mais cedo também expressam as suas limitações. Refiro-me essencialmente à qualidade do encascamento dos ovos produzidos pelos bandos mais velhos.

Foi nesse sentido que a TNA desenvolveu o MINERALVITE® G PLUS, um produto formulado com minerais quelatados, 25-Hidroxicolecalciferol, Vitamina D3, Vitamina C e Magnésio, cujo propósito é combater as carências fisiológicas das aves no exigente processo metabólico da formação da casca do ovo.

A administração de 2 a 3 kg por tonelada de alimento do MINERALVITE® G PLUS permite:

  • Melhores custos de produção pelo aproveitamento de mais ovos vendáveis;
  • Redução da incidência de ovos partidos ou quebradiços;
  • Auxilia a resistência dos animais face ao stress térmico;
  • Melhora a consistência da clara do ovo;
  • Atenua os efeitos fisiológicos negativos relacionados com a idade avançada dos bandos.

Relembro que a problemática do encascamento é muito vasta, e os bons resultados são consequência de todo um trabalho nos campos nutricional e de maneio nas nossas poedeiras, e a ter início logo desde a fase de recria. No entanto, nas situações em que é preciso atuar prontamente, existem soluções eficazes.

Contacte a TNA, para mais esclarecimentos.

José João R. Sousa Nunes

Médico Veterinário

Categories: Notícias